Região do Cava Penedés

Na Espanha, a produção de Cava, nome regulado como Denominação de Origem (D.O. Cava), se concentra na região de Penedés, ao sul de Barcelona.

Região e origem D. O. Cava

As origens do Cava estão associadas com o esplendor da vinicultura catalã de meados do século XIX e com a ascensão do champanhe no final do século XVIII. No final do século XIX, muitas famílias da cidade de Sant Sadurníd’Anoia começaram a pesquisar o método tradicional ou Champenoise com vistas a sua aplicação às uvas locais. Trabalhando com o instituto agrícola catalão de Sant Isidre e com base em uma série de estudos e testes desenvolveram variedades locais de uva branca. Assim nasceu o Cava, com sua própria identidade distinta entre os vinhos espumantes de qualidade.

Vinhedos

A região de Cava tem diversas áreas geográficas, integradas por 135 municípios espanhóis, principalmente em Penedés, na região da Catalunha.

Ainda que as uvas da Freixenet procedam de diferentes vinhedos de toda a região, o mais conhecido é o de “La Freixeneda”, onde ainda permanece a casa em que nasceu nosso fundador Pedro Ferrer Bosch, em Sant Quintí de Mediona, onde os extratos calcários e argilosos do solo criam um terreno excelente para a plantação vinícola.